sexta-feira, 6 de novembro de 2009

xixi e cocô no lugar certo!

xixi e cocô no lugar certo!
Aí vai um roteiro completo de como programar os cães para fazerem suas necessidades exclusivamente numa folha de jornal.
A natureza programou os seres para se completarem num ciclo fechado. Através da ciência da ecologia pudemos estudar esse equilíbrio e perceber que os animais (exceto o homem) têm necessidade de eliminar seus dejetos em lugares onde a natureza possa absorvê-los e reaproveitá-los: a terra, mato, grama etc.
Por essa razão, em casa, os cães fazem suas necessidades nos lugares absorventes mais parecidos com a terra: o seu tapete persa. Nós vamos utilizar o jornal que também é absorvente, barato e prático.
Não adianta fazer algumas coisas e outras não. Cada etapa deste roteiro é absolutamente imprescindível.
Para ensinar a fazer no jornal siga o seguinte roteiro:

1. Confine durante 15 dias o seu cachorrinho num recinto onde ele irá fazer suas necessidades, comer, dormir e brincar.

2. Forre tudo com jornal. Onde ele irá fazer? Sem opções, num jornal! Se ele começar a rasgar o jornal, umedeça-o um pouco, com um borrifador desses de molhar plantas, para eliminar aquele barulhinho gostoso do jornal rasgando.

3. Limpe substitua o jornal sujo sempre!!! Seu cão precisa ter a sensação que suas necessidades foram absorvidas.

4. Você irá perceber que ele escolherá para dormir num cantinho o mais longe da porta, fará suas necessidades noutro cantinho o mais próximo da porta de saída e irá brincar nos outros lugares.

5. Desde que você troque o jornal, ele fará sempre no mesmo lugar. Se você não trocar jamais irá fazer suas necessidades sobre as antigas. Por ter que rodar antes de defecar, escolherá outro lugar e seu plano de condicionamento estará perdido.

6. Quando esse comportamento se tornar padrão, retire o jornal de onde ele escolheu para dormir e substitua o jornal por um paninho 5 nov (2 dias atrás) Denise e Daumar
continuando...
7. Ele irá dormir no paninho, comer, brincar e fazer suas necessidades no jornal, sempre no mesmo lugar, desde que você troque o jornal sujo.

8. Aos poucos, retire o jornal de onde ele escolheu para brincar e comer, até você perceber que sua mira melhorou e que consiga fazer numa só folha aberta de jornal.

9. É a hora de começar a liberar o seu cachorrinho, sempre após as refeições e após ter feito suas necessidades, em liberdade vigiada. Voltando a confiná-lo no início, 15 a 20 minutos após, que é o tempo necessário para encher novamente a bexiga... A liberação após fazer xixi funcionará como prêmio.

10. Quando você perceber que ele, sozinho, procura o jornal para fazer suas necessidades, você poderá deixá-lo completamente solto.

Não é fácil?

estas dicas vieram do Bruno Tausz, etólogo e treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário